A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (4) o resultado de uma ação que ocorreu nos últimos dois dias em Viamão, na Região Metropolitana. Quatro homens foram presos em um ferro-velho no bairro Estalagem por receptar fios de energia e de telefonia furtados. A suspeita é de que também recebiam outros produtos, já que no local havia caixas de alimentos e de eletrônicos sem procedência.
Ainda dentro da operação, um quinto homem foi detido no bairro Jardim Krahe por tráfico de drogas. Ele é apontado por intermediar a troca de entorpecentes por objetos armazenados no ferro-velho de Viamão.
A ação foi coordenada pela delegada Jeiselaure de Souza, da 1ª Delegacia de Viamão, com apoio do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc). Segundo ela, criminosos procuram o estabelecimento para negociar objetos levados de residências e de lojas em toda Região Metropolitana.
No local, foram apreendidos 125 quilos de fios de cobre e caixas com alimentos e eletrônicos — todos lacrados e sem nota fiscal para confirmar a procedência.
— Vamos investigar ainda, mas acreditamos que, além dos fios de cobre, criminosos realizavam furtos ou roubos em lojas e residências para depois revender os materiais no ferro-velho. Agora teremos de encontrar as possíveis vítimas para a confirmação de mais estes delitos — explica Jeiselaure.
Os homens presos, todos com antecedentes criminais, têm entre 29 e 55 anos. Com a nova investigação, quatro deles também vão responder por receptação, associação criminosa e estelionato. O quinto vai responder por mais um delito envolvendo tráfico de drogas. Os nomes deles não foram divulgados.
Jeiselaure diz que a investigação continua para identificar mais receptadores e também na busca de mais provas contra os criminosos que furtaram ou roubaram produtos.
O estabelecimento comercial, segundo apuração da polícia, é frequentado diariamente por usuários de entorpecentes. A delegada ressalta ainda que está intensificando as ações contra o furto, roubo e receptação de fios de cobre no município.