Polícia Civil e Brigada Militar (BM) realizam, na noite desta terça-feira (23), operação conjunta para combater a violência em Novo Hamburgo. Apenas nas duas primeiras semanas de agosto, foram registrados cinco homicídios no município do Vale do Sinos, e dois criminosos foram mortos em confronto com a BM. Além disso, mais de 10 pessoas ficaram feridas com disparos de armas de fogo.
A Operação Contenção, que conta também com o apoio da Guarda Municipal, ocorre em 32 pontos da cidade, principalmente no bairro Canudos, onde houve o maior número de ocorrências. Seis pessoas foram presas ao todo.
Os alvos da operação são ligados a duas facções criminosas que, segundo o delegado Cassiano Cabral, diretor da Divisão de Homicídios da Região Metropolitana, seriam os responsáveis pela escalada da criminalidade na região. Os grupos são os mesmos que estiveram por trás da disputa que culminou em diversos ataques ocorridos em Porto Alegre entre os meses de março e abril, somando ao menos 23 mortos em 19 bairros da Capital.
— Esse trabalho está sendo feito para mostrar que as forças de segurança estão presentes em todos os lugares e que não há ponto de Novo Hamburgo em que não tenhamos permeabilidade — afirma o delegado.
Ainda conforme Cabral, o objetivo principal não foi buscar nomes diretamente ligados aos crimes recentes, mas sim, frear qualquer tipo de prática ilegal na região. Dois indivíduos foram detidos por furto de energia elétrica, outro estava foragido por ter cometido. Ainda houveram prisões por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e contrabando.
Os agentes realizam diligências em residências, conjuntos habitacionais e estabelecimentos que tenham algum indício de ligação com membros da facção. São mobilizados 150 policiais na operação, que é resultado de um trabalho conjunto das forças de segurança com a prefeitura de Novo Hamburgo.
Foram apreendidos:
- 50 quilos de maconha
- Dois quilos de crack
- Quatro quilos de cocaína
- Duas pistolas 9mm
- Um revólver calibre 38
- Uma balança de precisão