O quinto dia de buscas pelo jovem Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, desaparecido em São Gabriel, na Fronteira Oeste, terão auxílio de um helicóptero da Brigada Militar. A aeronave chegou na manhã desta sexta-feira ao município e sobrevoa a área onde estão concentradas as buscas, próximo a um açude, na localidade de Lava-Pés, no interior. O jovem teria sido deixado no local por policiais militares que o abordaram, na noite de sexta-feira (12). O local é distante cerca de três quilômetros de onde Gabriel foi detido.
Além do helicóptero, cães farejadores voltaram ao local para ajudar nas buscas. Na quinta-feira (18), a procura estava concentrada na água, com equipes de mergulhadores que vasculharam o açude. Na quarta-feira (17), cães do canil do 4º Batalhão de Bombeiros de Santa Maria reforçavam as equipes de busca em terra. Nesta sexta-feira, o reforço veio de Porto Alegre, com a aeronave.
O jovem estava em São Gabriel para cumprir o serviço militar obrigatório. Ele foi abordado por policiais da BM ao supostamente tentar entrar na casa de uma vizinha, que ligou para o 190. Depois disso, não foi mais visto.
Os brigadianos envolvidos na ocorrência admitiram, em Inquérito Policial Militar, que deixaram o jovem na localidade de Lava-Pés, mas não explicaram o porquê. Os três foram afastados das suas funções e a situação é apurada em um Inquérito Policial Militar. A Polícia Civil também investiga o caso.