Três ladrões foram flagrados furtando trilhos de trem em Paverama, no Vale do Taquari, no fim da noite desse domingo (5). A Brigada Militar (BM) encontrou os suspeitos cortando pedaços da linha férrea. Para evitar acidentes, técnicos foram acionados rapidamente para reparar o trecho.
De acordo com o comando de policiamento da região, chovia bastante no município. Mesmo assim, PMs realizavam ronda rotineira em Paverama e perceberam um carro estacionado ao lado dos trilhos. Ao descerem da viatura, os policiais ouviram o barulho de máquinas cortando aço e encontraram dois suspeitos.
O flagrante ocorreu nas proximidades da Rua Pedro Schnorenberger. Os ladrões já haviam retirado várias barras de aço e, ao serem abordados, fugiram para um matagal.
Os PMs acionaram reforço e receberam apoio também da Brigada de Teutônia. Foram feitas buscas na região. Enquanto o veículo localizado ao lado dos trilhos estava sendo recolhido pelo guincho, a primeira guarnição que havia chegado ao local — e que chamou os demais policiais — viu outro carro se aproximando.
Foi feita abordagem e houve nova tentativa de fuga, mas o veículo foi barrado pela viatura. Os três homens que estavam no automóvel foram presos em flagrante e identificados pelos brigadianos como os ladrões de trilhos.
Os dois que fugiram inicialmente e o terceiro, que estaria tentando resgatá-los, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado. A BM de Paverama informa que os responsáveis pela linha férrea foram informados sobre o fato. Uma equipe foi acionada ainda na noite de domingo e tomou todas as providências para reparação dos danos aos trilhos.
Dois dos presos têm 40 anos de idade e vários antecedentes criminais. O terceiro detido tem 20 anos e não tinha, até então, passagem pela polícia.
Foram apreendidos dois automóveis, uma máquina para cortar metal, alicate, serras, demais equipamentos, celular e mais de R$ 1 mil em dinheiro.