Um policial militar foi morto em uma propriedade rural em Ciríaco, no norte do Estado, no sábado (21). O soldado, identificado como Viniciu Reinaldo Albrecht, 37 anos, estava de folga em uma propriedade rural quando foi baleado. O disparo teria ocorrido após uma briga entre ele e o atirador. Albrecht atuava pela Brigada Militar (BM) em Tapejara.
A propriedade onde o caso foi registrado fica na localidade de Cruzaltinha, área rural do município. O outro homem também foi baleado, mas sobreviveu. Ele foi encaminhado para um hospital em Passo Fundo. A Polícia Civil investiga o motivo da briga. O comandante da BM em Tapejara, tenente Rodinei Velloso de Linhares, afirma que as circunstâncias do caso ainda não foram esclarecidas.
— Tem informação de que houve um confronto entre ele e uma das partes no local, mas ainda não temos detalhes. Esperamos a perícia e informações de testemunhas — pontua Veloso.
Albrecht era natural de Jacutinga, no Norte, e fazia parte da BM desde 2009. Ele trabalhou praticamente durante toda a sua carreira nos municípios de Tapejara e Santa Cecília do Sul. O brigadiano era casado e deixa dois filhos. Segundo o comandante, Albrecht estava trabalhando no regimento durante a noite anterior.
— Ele era instrutor do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Tinha se qualificado para ser monitor do programa. Era uma pessoa bem vista na comunidade. Foi realmente que abalou não apenas o efetivo, mas a comunidade — afirmou o comandante da BM em Tapejara.
O comandante do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), que atua na região, tenente-coronel Marco Antônio dos Santos Morais, afirma ainda que duas armas foram apreendidas no local, e ambas eram do brigadiano. Segundo ele, o homem que participou do fato com o brigadiano foi baleado no abdômen. Em um primeiro depoimento à polícia, ele não esclareceu o que motivou a briga que levou aos disparos.
O velório ocorreu na manhã deste domingo (22), em Tapejara. O enterro foi realizado no Cemitério Municipal João Rombaldi às 16h.