Agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo cumpriram mandados de busca nesta sexta-feira (6) na residência de quatro adolescentes na cidade do Vale do Sinos. A Polícia Civil investiga possíveis atos infracionais equiparados aos crimes de incitação ao nazismo e ao racismo. As ações policiais contaram com o apoio da 3ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa e Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher.
De acordo com o delegado Tarcísio Lobato Kaltbach, as investigações se iniciaram por conta de denúncias feitas através de WhatsApp. Os objetos apreendidos eram utilizados para difusão de imagens e mensagens de cunho neonazista e racista em grupos de alunos de uma escola estadual em Novo Hamburgo. Foram apreendidos cinco celulares, um notebook e uma arma de brinquedo. O nome da escola não foi divulgado para não expor os jovens, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os grupos são suspeitos de manter reuniões e trocar mensagens via WhatsApp. A polícia agora apura se houve algum outro ato infracional, além de fazer um levantamento de todos os envolvidos.