Dois irmãos, de 34 e 24 anos, foram presos nesta terça-feira (3) no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre. Agentes da 13ª Delegacia da Polícia Civil cumpriram dois mandados de prisão preventiva porque a dupla é suspeita de assaltar e matar o taxista Gilberto Bof, 72 anos. O crime aconteceu em setembro do ano passado, no bairro Cavalhada, também na zona sul.
A delegada Vivian do Nascimento, responsável pelo caso, diz que os dois foram identificados a partir de depoimento de várias pessoas e das provas periciais, que confirmaram a participação da dupla.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito de 34 anos tem antecedentes criminais por tentativa de homicídio, formação de quadrilha, furto qualificado, roubo de veículos e receptação. O irmão dele, de 24, é apontado como o autor dos dois tiros que atingiram a vítima. Ele tem passagem pela polícia, conforme os investigadores, por latrocínio e furtos e roubos diversos. Os nomes dos presos não foram divulgados.
O taxista foi assaltado na noite do dia 13 de setembro e o corpo foi encontrado logo depois no Jardim das Palmeiras. O táxi — um Etios — foi localizado abandonado no dia seguinte na Rua Doutor Milton Guerreiro, no bairro Santa Tereza.
Natural de Gramado, na Serra, Bof havia se mudado para a Capital ainda jovem. Trabalhava como taxista havia 25 anos, segundo informações dos familiares na época do crime. Normalmente, ficava na esquina da Travessa Escobar com a Avenida Otto Niemeyer, no bairro Camaquã, a poucas quadras da casa onde morava, na zona sul de Porto Alegre. Bof era casado, pai de dois filhos, tinha dois netos e duas irmãs.