Forças de segurança apreenderam, no Presídio Central, 96 celulares nas celas e galerias das facções criminosas que estão em guerra em Porto Alegre. Foram 42 no espaço onde estão presos integrantes da facção que domina o tráfico de drogas na região da Vila Cruzeiro, zona sul da Capital, e 54 onde estão os criminosos ligados à facção que tem origem no Vale do Sinos. Além dos aparelhos, foram apreendidos chips de telefone, cartões de memória e até modems portáteis, além de cadernos de anotações e drogas.
As apreensões, como a realizada nesta quarta-feira (13), já vêm ocorrendo há duas semanas, após a cúpula da Segurança Pública do Estado deflagrar a Operação Fatura para transferir 10 líderes de facções para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
Esses líderes transferidos teriam envolvimento no conflito entre grupos criminosos que promoveram mais de 30 atentados com pelo menos 25 mortes na Capital nos últimos dias. Os apenados foram removidos de três unidades prisionais: do Presídio Central, da Penitenciária Estadual de Porto Alegre e da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (Pmec). Três das transferências ocorreram nos últimos dias.
A operação desta quarta-feira foi integrada, coordenada pelas secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS). Participaram a Polícia Civil, a Brigada Militar e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
São 10 criminosos identificados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil, que sugeriu as transferências. Eles não tiveram os nomes divulgados.