A Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) realizou na manhã desta quinta-feira (3), no salão de Atos da PUCRS, no bairro Partenon, em Porto Alegre, solenidade de formatura de 473 servidores. Eles vão atuar como agentes penitenciários e também no setor administrativo.
O evento contou com a presença do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior. De acordo com a assessoria de imprensa da SJSPS, os locais onde os novos funcionários públicos estarão lotados em todo o Estado devem ser definidos a partir da tarde desta quinta-feira.
Em julho do ano passado, outros 426 servidores foram nomeados. Desde então, estão atuando na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
O presidente da Amapergs/Sindicato, entidade que representa os servidores penitenciários, Saulo Felipe Basso dos Santos, diz que os novos nomeados irão qualificar o trabalho realizado nas casas prisionais. No entanto, afirma que o déficit da categoria ainda é grande e são necessários novos concursos e nomeações.
Segundo o sindicalista, o Rio Grande do Sul precisaria de mais 4 mil servidores para compor o quadro de funcionários, conforme orientação do Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias, vinculado ao Ministério da Justiça. O efetivo atual no Estado é de 5.350 servidores penitenciários.
A SJSPS informa que o governo está providenciando novas medidas para atender à demanda.