A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizaram, nesta segunda-feira (5), a solenidade de formatura do 32º curso de formação profissional de agentes penitenciários (7ª edição) e do 4º curso de formação profissional de agentes penitenciários administrativos (8ª edição).
O evento, no Salão de Atos da PUCRS, marcou o final da formação de 426 profissionais que atuarão em diversos estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul.
O curso de formação profissional de agentes penitenciários e administrativos, promovido pela Escola do Serviço Penitenciário, iniciou em 12 de abril e ocorreu nos turnos da manhã e da tarde. A formação contemplou três eixos: fundamentos da pena e da prisão, rotinas e procedimentos do sistema prisional e gestão penitenciária.
— Não há como planejar uma segurança pública sem realizarmos um eficiente trabalho de inteligência. E isso passa pelas ações realizadas dentro dos estabelecimentos prisionais do nosso Estado. Quanto mais aparelhados, treinados e bem geridos estivermos em nosso sistema penitenciário, maiores e melhores resultados obteremos no enfrentamento da criminalidade em nossas ruas e cidades — disso o diretor da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), Eberson Trindade Rodrigues.
A vacinação para covid-19 foi disponibilizada para todos os alunos durante o curso de formação. As carteiras funcionais foram entregues aos alunos-servidores de ambos os cargos, o que foi possível devido a uma parceria da Seapen e da Susepe com o Instituto-Geral de Perícias (IGP). A distribuição dos profissionais entre as casas prisionais gaúchas ainda não foi definida.