A Polícia Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesta quarta-feira (23) um alerta sobre um novo golpe envolvendo o nome da instituição. O estelionato, praticado por e-mail, acontece quando a vítima recebe uma intimação judicial virtual que pede para a pessoa clicar em um link para imprimir os dados. Segundo o delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos, André Anicet, o link levaria o usuário para outra página e lá deixaria o computador vulnerável para roubo de dados.
— Recebemos as primeiras denúncias esta semana. Quatro pessoas ligaram e descreveram como foram abordadas via e-mail. Ainda não há registro de nenhum prejuízo financeiro, mas acreditamos que, quando a pessoa clica no link, ela está expondo a máquina e seus dados pessoais — disse o delegado.
De acordo com Anicet, o nome do delegado que aparece no corpo do e-mail não é de nenhum agente do Estado e o e-mail também não contém a identificação correta da Polícia Civil.
— As denúncias foram enviadas através do WhatsApp (51-98444-0606), e também ligaram para o 181 (denúncia digital) — conta o delegado, que pede que as pessoas, ao contatarem os policiais, enviem print do e-mail recebido.
Além disso, ele disse que é importante não clicar em nenhum link para evitar exposição.
— Os e-mails da Polícia Civil terminam com a extensão @pc.rs.gov.br ou @policiacivil.rs.gov.br. O remetente com um e-mail com uma extensão diferente não é verdadeiro — finaliza.
Produção: Henrique Abrahão