Em 14 de outubro, uma moradora de Passo Fundo saiu de casa para fazer uma caminhada depois do almoço. Quatro meses depois, a família de Márcia Ramos, 43 anos, afirma que nunca mais teve notícias da mulher, e procura qualquer tipo de pista que ajude a elucidar o desaparecimento. Márcia morava com os pais em uma casa na Vila Luiza, no município ao norte do Estado, onde nasceu.
Naquele dia, Márcia preparou a comida e almoçou com o pai. Ela lavou a louça e saiu da casa, afirmando que faria uma caminhada, de acordo com a polícia. Márcia não tem filhos e não é casada. Ultimamente, ela cuidava de um idoso vizinho da família. Segundo a mãe, Natercia Ramos, 68, a filha não costumava sair sozinha, e as duas estavam sempre juntas:
— Não soube de mais nada, nenhuma informação. Estamos em desespero, não suporto mais viver sem ela. É uma menina honesta, que sempre trabalhou, é conhecida e amada pela vizinhança, pois nasceu aqui. É muito triste o que estamos passando, estamos angustiados — lamenta Natercia.
Vizinhos e parentes ouvidos na investigação relataram não ter visto a mulher. A família afirma que câmeras de segurança de moradores do bairro também não registraram a movimentação de Márcia naquela tarde.
No dia do desaparecimento, Márcia levou consigo apenas o celular, mas deixou a bolsa, com documentos e dinheiro, em casa. Segundo delegada Daniela de Oliveira Mineto, a mulher falou ao telefone com o irmão durante a caminhada:
— É um caso muito complexo porque tem poucas informações. Ela levava uma vida pacata, junto dos pais, não tem filhos. Estava dentro de casa e saiu dizendo que ia dar uma volta. Ela inclusive falou com o irmão, por telefone, enquanto estava caminhando. Depois, simplesmente sumiu — relata a delegada.
Após autorização da quebra do sigilo do celular, para indicar uma possível localização, a polícia não obteve nenhuma informação relevante, segundo a delegada. Ela não tinha desavenças, conforme a investigação. Informações sobre o caso podem ser repassadas à Polícia Civil, de forma anônima, pelo telefone 181.