Dois assassinatos e pelo menos oito tentativas de homicídio foram registrados no final de semana de virada do ano em Santa Maria. O primeiro assassinato de 2022 ocorreu no domingo (2). Na sexta-feira, dia 31 de dezembro, um homem também foi assassinado.
No primeiro homicídio de 2022, um homem, de 36 anos, identificado como Leonel Morais Cardoso, foi morto a tiros na frente de casa. Conforme a Brigada Militar, pessoas relataram que um Uno de cor vermelha passou pela frente da casa da vítima, por volta das 14h15min, na Rua Alfeu Cassal Pizarro, no Residencial Leonel Brizola, no bairro Diácono João Luiz Pozzobom. Foi de dentro do veículo que partiram os disparos de arma de fogo.
A vítima acabou sendo atingida próxima ao portão da residência e não resistiu aos ferimentos. O veículo fugiu do local.
Já na sexta-feira (31), Wagner Ribeiro Machado, de 19 anos, foi morto a tiros na Rua Enio Brener, no bairro Salgado Filho. Conforme a Brigada Militar, por volta das 13h15min, uma guarnição foi chamada ao local, porque um homem havia sido baleado. Quando os policiais chegaram, a vítima já estava morta com marcas de tiros no rosto. Esse foi o último homicídio registro no ano de 2021 em Santa Maria.
TENTATIVAS
Além disso, foram pelo menos seis tentativas de homicídio neste mesmo período, de sexta-feira (31) até a madrugada desta segunda (3), em que oito pessoas foram feridas.
O caso mais recente foi de um jovem de 23 anos que foi esfaqueado no local conhecido como Linha Velha da Fronteira, próximo à Rua 7. Foi pouco depois da 1h. A vítima levou cerca de 15 facadas no tórax, nos braços e nas costas.
No domingo (2) também foram registrados dois casos graves. Na noite, pouco antes das 22h, na Rua João Mazzarro, no bairro São José, um jovem de 27 anos também foi esfaqueado. Ele ficou ferido com golpes de facão no rosto e na testa. O suspeito, de 22 anos, é ex-namorado da companheira da vítima. Ele foi socorrido e levado ao HUSM em estado grave. O suspeito fugiu.
Na madrugada de domingo, em frente ao Ginásio do Oreco, na Avenida Paulo Lauda, no bairro Tancredo Neves, por volta da 1h, um jovem de 18 anos e um adolescente de 16 anos foram baleados. O mais velho foi atingido no tórax e foi levado ao HUSM em estado grave. O de 16 anos levou um tiro no tornozelo. Um homem em um carro teria chegado ao local e realizado os disparos. Policiais recolheram 10 cápsulas de calibre 9 mm deflagradas no local.
Por fim, por volta das 9h de sábado, dois homens também ficaram gravemente feridos por golpes de arma branca. Foi durante uma briga generalizada na Rua do Rosário, no bairro Rosário. Um homem de 33 anos foi levado ao HUSM depois de levar várias facadas no tórax e em outras regiões do corpo. Outro de 37 anos teve um dedo da mão decepado e teve um braço quebrado com um golpe de facão.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria investiga todos esses casos.