Numa ação que durou pouco mais de 10 segundos, criminosos executaram com cerca de 80 tiros um homem na zona norte de Porto Alegre. Na tarde de quarta-feira (8), Claudemir da Silveira, 32 anos, caminhava pela calçada, ao lado da esposa e da filha, quando foi interceptado. A criança, apavorada, correu, pela rua, enquanto o pai era alvejado. A cena foi registrada por imagens de câmeras de segurança. O vídeo é uma das pistas que a polícia analisa para tentar descobrir quem foram os responsáveis pelo ataque.
Segundo o delegado Luis Firmino, da 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a esposa de Claudemir contou que ele só saiu de casa para ajudá-la a carregar algumas sacolas. A família aparece no vídeo caminhando tranquilamente pela calçada da Avenida Engenheiro Francisco Rodolfo Simch, no bairro Sarandi, quando três bandidos armados e encapuzados cruzam a rua. Um dos criminosos chega a cair no chão durante o ataque. Segundo a polícia, foram usadas pistolas de calibre 9 milímetros na ação.
Outro ponto que chama a atenção no vídeo é o fato de que uma motorista, que acabaria sendo baleada logo depois pelos mesmos bandidos, aparece na gravação. A mulher estava dentro de um Uno, que surge segundos depois na rua onde houve a execução. Conforme a polícia, ela foi até o prédio buscar um adolescente, amigo do filho. O garoto aparece no vídeo embarcando no carro, logo após os criminosos terem escapado.
Na fuga, os atiradores acabaram batendo o C3 onde estavam e, por isso, decidiram abordar a motorista. A mulher, no entanto, tentou desviar do trio armado e teve o carro alvejado repetidas vezes pelos criminosos. Pelo menos dois disparos atingiram a motorista, que segue hospitalizada. Os dois adolescentes que estavam no veículo, o filho dela e o amigo, não chegaram a se ferir na ação.