A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria instaurou um inquérito para averiguar a possível relação da morte de uma idosa com uma queda que ela teve durante atendimento no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Maria Joaquina do Nascimento Santos, 84 anos, morreu na manhã de segunda-feira (18).
O velório da idosa foi interrompido na noite de segunda, para que, à pedido da Polícia Civil, o corpo fosse encaminhado para necropsia no Instituto-Geral de Perícias (IGP). O exame foi realizado na terça-feira (19) e o resultado é aguardado. À noite, a cerimônia de despedida foi retomada e o corpo da idosa foi enterrado na manhã desta quarta-feira (20) no Cemitério Jardim da Saudade.
A idosa foi levada ao hospital na tarde do domingo (17), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi chamado pela família. Conforme o advogado que representa os familiares, Norton Tonetto, a idosa apresentava uma tosse que eles imaginavam ser relacionada a sonda pela qual ela se alimentava depois de ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral em setembro. Após a chegada ao hospital, um dos filhos dela não pôde acompanhá-la pois precisou preencher as documentações necessárias. Depois de concluir essa etapa, foi em busca da mãe e foi informado por um médico que a idosa havia caído de uma maca e, na sequência, sofrido um AVC e sido entubada.
Os familiares tiveram acesso a ela brevemente e notaram que a idosa estava com um curativo na testa. No dia seguinte, após o óbito, quando tiveram acesso ao corpo, constataram, após a retirada do curativo, que o corte era grande. Foi então que, orientados pelo advogado, registraram uma ocorrência na Polícia Civil.
No atestado de morte concedido pelo HUSM, a causa da morte é especificada como insuficiência respiratória decorrente do AVC. Conforme o advogado Norton Tonetto, a família quer esclarecer se a queda teve influência na morte da idosa.
Conforme o delegado Gabriel Zanella, que comanda a investigação, é preciso aguardar o resultado da perícia. Além disso, ele complementa que testemunhas será interrogadas.
Em nota, o HUSM confirmou que a idosa caiu:
"Conforme consta no prontuário, ao estar sendo atendida, ao tentar virar-se, caiu da maca", diz trecho da nota.
Ainda de acordo com o comunicado do hospital, "conforme avaliado pelo neurologista de plantão, a queda e o ferimento na cabeça não teve influência no óbito da paciente, como evidenciou as imagens de Tomografia computadorizada realizada horas depois.
Um procedimento também foi instaurado pelo hospital para apurar as causas da queda da paciente.
Problema em atendimento
Notícia
Polícia Civil investiga morte de idosa após queda em hospital de Santa Maria
Família acredita que falecimento possa estar relacionado ao acidente ocorrido
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: