O governo do Estado confirmou nesta segunda-feira (13) o chamamento de 410 agentes penitenciários e 136 agentes penitenciários administrativos aprovados no concurso público realizado em 2017. O processo que trata da nomeação dos novos agentes está nos trâmites finais e será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Com os novos 546 servidores, será ampliado o quadro funcional da Superintendência dos Serviços Penitenciários Susepe), ligada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo. O titular da pasta, Mauro Hauschild, avalia que esse anúncio faz parte do processo de reconhecimento do sistema penal na política de segurança pública:
— Os resultados do esforço feito pelo governo para equilibrar as contas do Estado do Rio Grande do Sul permitem que se possa investir na ampliação e na qualificação do quadro funcional da Susepe.
Superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza destaca que o chamamento vai reforçar o quarto eixo do programa RS Seguro na segurança pública, que é o sistema prisional.