Após a morte de Cristiane da Costa dos Santos, 20 anos, em uma parada de ônibus na Avenida Chuí, em Porto Alegre, durante roubo de celular na noite passada, passageiros e moradores da região passaram a relatar outros assaltos naquele local. Em nota, a Brigada Militar informou nesta sexta-feira (24) que o policiamento será intensificado na região.
A nota, assinada pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, informa que o caso aconteceu por volta das 19h30min e que teria sido cometido por dois criminosos, um deles armado. Três pessoas estavam na parada de ônibus no momento do crime — as outras duas também foram assaltadas e precisaram entregar os celulares. O ponto fica na lateral do BarraShoppingSul, onde a jovem trabalhava no horário das 9h às 19h.
Testemunhas relataram aos policiais militares que, no momento do assalto, Cristiane ficou nervosa e demorou para entregar os pertences. A jovem foi atingida por um disparo de arma de fogo no peito.
Na sequência, segundo a nota da BM, os criminosos teriam fugido do local em um Ford Fiesta. Uma guarnição estava a cerca de 150 metros e foi até o local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas ao chegar, a equipe constatou o óbito.
O 1º BPM informou que, logo após o caso, intensificou ações de patrulhamento na área, reforçado por guarnições do 1º e do 3º Batalhão de Polícia de Choque e equipes de inteligência, para tentar localizar os autores do crime. A BM informa ainda que o Fiesta foi encontrado, abandonado, no bairro Vila Nova, também na Zona Sul.
Enquanto os policiais esperavam para fazer a apreensão do veículo, de forma discreta, um grupo se aproximou para tentar apanhar o carro. Um suspeito, que já havia sido preso por outros roubos, como assalto a farmácia, foi preso. Ele acabou detido pelo crime de receptação e será investigado. O 1º BPM informou ainda que faz ações constantes de policiamento na região, mas que intensificará o trabalho no local.
— Ali tem assalto todos os dias. Eu já fui assaltada duas vezes — relatou uma ouvinte à Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta-feira.
Amanda Cardoso, 26 anos, lojista e gerente de uma loja no mesmo shopping diz que o caso deixou os funcionários indignados e ainda mais apreensivos.
— Temos hoje colaboradoras que já tem mais de dois, três anos, trabalhando no Barra ShoppingSul e sempre presenciaram esses acontecimentos. Infelizmente uma vida precisou ser perdida para que isso viesse a público. Tenho quatro colaboradoras que utilizam a mesma parada, a mesma linha, e a gente não fica tranquilo com essa situação acontecendo — afirma.
Responsável pela investigação do latrocínio, a delegada Luciana Smith confirma que é comum acontecerem roubos de celulares de pedestres no entorno do shopping, mas não com agressão às vítimas:
— Principalmente porque era horário de saída de trabalho, com diversas pessoas na parada, e a vítima nem sozinha estava e nem sequer reagiu. É uma tristeza — disse, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
A Polícia Civil diz que ainda apura se o veículo apreendido foi mesmo utilizado para a fuga dos criminosos.
— Ainda é muito inicial para dizer se teve mesmo relação com o caso — afirmou a delegada.
Em nota divulgada ainda na noite passada, o BarraShoppingSul informou que lamenta profundamente o ocorrido. Mesmo que o caso tenha acontecido fora de suas dependências, está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
Confira a nota da BM na íntegra:
"A Brigada Militar, através do 1 Batalhão de Polícia Militar, vem se manifestar sobre o lamentável crime ocorrido no início da noite desta quinta-feira, 23 de setembro de 2021, na zona sul de Porto Alegre. Com base nas informações obtidas até o momento, informamos:
1. O fato ocorreu por volta das 19h30min, na Avenida Chuí, bairro Cristal, e foi praticado por dois indivíduos, sendo um deles armado, contra três pessoas que estavam numa parada de ônibus;
2. Conforme as testemunhas, a vítima estava nervosa e demorou para entregar seus pertences, sofrendo um disparo de arma de fogo
3. Os autores do crime fugiram em um veículo Ford Fiesta;
4. Populares avisaram o efetivo da BM, que se encontrava distante aproximadamente 150 metros do local, que acorreram em socorro à vítima e acionaram imediatamente a SAMU e as guarnições de serviço para cerco aos criminosos. Na sequência solicitaram a Volante da PC, para as medidas preliminares de investigação do ocorrido;
5. Ao chegar no local da ocorrência, os profissionais da SAMU constataram o óbito da vítima, sendo o local isolado;
6. O 1º Batalhão de Polícia Militar intensificou ações de patrulhamento e saturação na área com viaturas de policiamento ostensivo e de Força Tática, reforçado por guarnições do 1º e 3o Batalhão de Polícia de Choque e equipes de inteligência, no intuito de localizar e prender os autores do delito;
7. O veículo utilizado pelos delinquentes foi localizado, abandonado, no bairro Vila Nova, sendo informada a PC e solicitados guincho e perícia para o mesmo;
8. Enquanto aguardavam, mantiveram os policiais vigilância discreta, sendo que um grupo de indivíduos tentou apanhar o veículo utilizado no crime, restando até agora um suspeito detido, que já foi preso anteriormente por roubo a farmácia, roubo a estabelecimento comercial além de outros crimes;
9. Por fim, salientamos que o 1º BPM realiza ações constantes de policiamento ostensivo na região do ocorrido, através de patrulhamento motorizado, emprego de Base Móvel Comunitária, rondas ostensivas com apoio de motocicleta e permanência de viaturas em pontos-base. As ações de patrulhamento na região serão intensificadas, e estaremos colaborando com a polícia civil na elucidação do crime."