No dia seguinte ao assalto que terminou na morte de uma jovem no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre, a Polícia Civil segue tentando apurar mais informações sobre o crime. E um dos pontos investigados é a possível relação entre o caso e o roubo de um veículo ocorrido na mesma região.
O primeiro crime foi o latrocínio (roubo com morte), que ocorreu logo depois que Cristiane da Costa dos Santos, 20 anos, ter saído do trabalho, no BarraShoppingSul. Ela estava em um parada de ônibus na Avenida Chuí, por volta das 19h30min, quando assaltantes chegaram e pediram o celular da vítima e de outras pessoas que estavam no local.
— As informações preliminares dão conta de que seriam três (assaltantes), mas ainda não há plena certeza, nem de quantas vítimas tiveram seus aparelhos celulares roubados. A vítima (Cristiane) não teve qualquer reação. Possivelmente ela se atrapalhou com a ação, ficou nervosa e demorou para entregar o celular. E acabou sendo alvejada no peito — explicou a delegada Luciana Smith, da 20ª Delegacia de Polícia, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade desta sexta-feira (24).
Uma outra pessoa acionou a polícia pedindo ajuda após a ação. No entanto, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Na mesma região, próximo do local do crime, também ocorreu um roubo de veículo à mão armada. Conforme a delegada, o automóvel foi recuperado e um homem foi preso, mas pelo crime de receptação.
— A gente não conseguiu ainda ter certeza do vínculo desse veículo com o latrocínio em questão. Ele acabou sendo preso na posse desse veículo com uma arma de fogo, mas ainda é muito inicial (dizer) se existe relação ou não com o fato.
A Polícia Civil ainda tenta identificar os autores do crime que vitimou Cristiane. Segundo a delegada, é comum acontecerem roubos na região, mas não com agressão às vítimas:
— Principalmente porque era horário de saída de trabalho, com diversas pessoas na parada, e a vítima nem sozinha estava e nem sequer reagiu. É uma tristeza.
Em nota divulgada ainda na noite passada, o BarraShoppingSul informou que lamenta profundamente o ocorrido. Mesmo que o caso tenha acontecido fora de suas dependências, está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
O que diz a BM
Em nota, divulgada nesta sexta, a Brigada Militar afirma que "o 1º Batalhão de Polícia Militar intensificou ações de patrulhamento e saturação na área com viaturas de policiamento ostensivo e de Força Tática, reforçado por guarnições do 1º e 3º Batalhão de Polícia de Choque e equipes de inteligência, no intuito de localizar e prender os autores do delito".
Ainda conforme o texto, "o veículo utilizado pelos delinquentes foi localizado, abandonado, no bairro Vila Nova, sendo informada a PC (Polícia Civil) e solicitados guincho e perícia para o mesmo".