O Rio Grande do Sul tem 23 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) que são unidades da Polícia Civil focadas em ações de prevenção, apuração, investigação e encaminhamento legal dos crimes.
Nessas delegacias, é possível registrar Boletim de Ocorrência e solicitar medidas de proteção de urgência nos casos de violência doméstica contra mulheres. A Lei Maria da Penha prevê que as Deams encaminhem medidas protetivas de urgência ao juiz no prazo máximo de 48 horas.
Os delitos de violência doméstica também podem ser denunciados pela internet, por meio da Delegacia Online. No site delegaciaonline.rs.gov.br, a vítima pode fazer o registro de ocorrência, relatando as agressões sofridas sem precisar ir até uma delegacia, facilitando ainda a solicitação de medidas protetivas de urgência. Os registros serão homologados e encaminhados diretamente para a Delegacia da Mulher de onde ocorreu o fato, para o início da investigação. Não havendo a Deam na cidade do fato, a ocorrência seguirá para investigação pela DP do município.