A Polícia Civil prendeu no início da tarde desta sexta-feira (9) seis homens em flagrante em um depósito no bairro Mario Quintana, zona norte de Porto Alegre. O grupo estava descascando e queimando fios de telefonia furtados. Havia cerca de uma tonelada do material. A ação foi motivada por problemas constantes nos sinais de telefone e internet na região.
O delegado Luciano Peringer, titular da Delegacia de Polícia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio de Serviços Delegados do Departamento Estadual de Investigações Crimianis (Deic)e responsável pelo trabalho, recebeu várias denúncias e passou a investigar o caso. Segundo ele, os seis suspeitos foram detidos em flagrante por receptação de fios furtados e por associação criminosa.
— Quando realizamos a abordagem ao local, os seis estavam queimando e descascando a parte de plástico dos cabos para ficar só com os fios. O objetivo era ficar só com a parte de cobre para revender, mas também serve para dificultar a identificação e evitar qualquer tipo de fiscalização — diz Peringer.
Além do fios, foram apreendidos materiais utilizados pelos presos e um caminhão usado para transporte. A investigação continua para apurar se há mais envolvidos e também para identificar quem furtou, bem como as pessoas que iriam comprar os cabos. Peringer destaca que houve vários problemas na região, deixando moradores, estabelecimentos comerciais, postos de saúde e escolas sem serviços essenciais, como telefonia e internet. Os nomes dos presos não foram divulgados.