Em mais uma fase da Operação Hoplitas, a Brigada Militar (BM) prendeu 401 pessoas em flagrante entre sexta-feira (25) e domingo (27), em 296 municípios do Rio Grande do Sul. Desde a primeira ação, já foram detidas 732 pessoas ao todo.
O objetivo da operação, que será contínua, é conseguir diminuir os casos de homicídios, latrocínios e demais crimes ligados ao tráfico de drogas no Estado, que de acordo com o Subcomandante-Geral da BM, coronel Claudio dos Santos Feoli, têm mais incidência aos finais de semana.
– Enquanto tivermos redução criminal ou até que eventualmente seja necessário uma nova estratégia, a operação vai continuar todos os finais de semana — disse Feoli.
Ainda segundo Feoli, os locais de fiscalização são definidos previamente pela inteligência da Secretaria de Segurança do RS. No total, 3.342 policiais militares participaram da ação deste final de semana no Estado.
Além das 401 prisões desta segunda fase, foram apreendidos três réplicas de armas, 33 armas de fogo – dentre elas um fuzil, 14 armas brancas, 64 quilos de entorpecentes e 442 unidades de drogas sintéticas. Uma quantia de cerca de R$ 28 mil também foi recolhida durante os três dias.
* Colaborou: Rochane Carvalho