A Polícia Civil indiciou, nesta quinta-feira (18), um suspeito de ameaçar o vereador de Porto Alegre Leonel Radde (PT) no final de 2019, quando o parlamentar atuava como policial civil e apurou a ação de grupos neonazistas em Canoas. A investigação continua para identificar mais duas pessoas que teriam envolvimento nos fatos.
O delegado Marco Antônio de Souza, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), remeteu o inquérito para a Justiça com indícios de ameaça, injúria e coação por parte de um homem de 25 anos, morador de Canoas. Apesar de não ter o nome divulgado, pelo fato de que o trabalho policial prossegue, sabe-se que suspeito é ligado a eventos e a bandas de música.
Segundo Souza, o indiciado fez várias ameaças a Radde após ele ter descoberto a realização de um festival de música na Região Metropolitana que reuniria bandas ligadas a neonazistas.
— O trabalho continua. Além de vários nomes que já temos, segue a análise do material coletado com a vítima e nas redes sociais. Estamos verificando nome a nome, ameaça por ameaça — ressalta Souza.
Todas as ameaças ocorreram quando o vereador ainda era um agente policial. Além de ligações telefônicas, o suspeito teria enviado mensagens de texto, áudio e vídeo. À época, o parlamentar registrou várias ocorrências.
— Eu estava na polícia ainda e recebi mensagens destes eventos, uns que ocorreram e outros que iriam acontecer, de festivais neonazistas. Tudo pelas redes sociais. Uma das bandas, de Canoas, fazia apologia direta (ao nazismo). Registrei ocorrência e fui atrás das informações. Foi quando eles passaram a me atacar nas redes, incluindo mensagens inbox, com eles mesmos se identificando. Mas as provas eram claras, várias bandas e pessoas envolvidas, principalmente contra judeus — conta Radde.
Os integrantes das bandas investigadas faziam apologia direta a Hitler, divulgando imagens dos integrantes com roupas e bandeiras contendo suásticas. Radde diz que muitos deles têm antecedentes criminais e alguns descobriram o seu celular. A partir disso, as ameaças aumentaram.