A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (4) a Operação Vetus, de combate a crimes de violência contra idosos. A ação foi deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo país e, no Rio Grande do Sul, as buscas e visitas domiciliares ocorreram em 11 cidades da Região Metropolitana e do Interior. Nove agressores foram presos até o momento.
A ação ocorre devido ao aumento do número de denúncias registradas durante a pandemia de coronavírus.
Foram cumpridas 115 diligências, entre medidas cautelares, medidas protetivas e mandados. A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro, já apurou 501 denúncias, que culminaram com a instauração de 508 procedimentos investigativos, com atendimento de 424 pessoas idosas vítimas de violência.
As buscas ocorreram em Porto Alegre, Tapes, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canoas, Viamão, Alvorada, Gravataí, Soledade, Santo Ângelo e Giruá.
Segundo dados do Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, foram registradas 6.814 denúncias de crimes contra idosos do dia 1º de outubro até esta sexta-feira (4). Os números são dos 26 estados e do Distrito Federal.