Dois de quatro detentos que fugiram de uma cela do Presídio Regional de Santa Maria, na região central do Estado, na madrugada de domingo (13), seguem foragidos. Os demais foram recapturados ainda dentro do pátio na casa prisional, antes de conseguirem sair para a rua.
A fuga aconteceu por volta da 1h30min de domingo. Conforme o delegado da 2º Delegacia Penitenciária Regional, Anderson Prochnow, os quatro estavam na chamada cela covid, onde os presos recém chegados ficam em quarentena antes de serem encaminhados às galerias. Eles usaram pedaços de ferro, arrancados da própria cela, para conseguir fazer um buraco na parede que deu acesso ao pátio do presídio.
— Quando eles chegaram no pátio, os nossos agentes perceberam a movimentação e conseguiram impedir a fuga de dois deles, que já estavam no telhado, prontos para sair. Nós encontramos alguns pedaços de ferro, que eles devem ter tirado da própria janela da cela. O buraco era pequeno, mas o suficiente para eles passarem. Não estamos comemorando, longe disso, mas é importante frisar que os nossos agentes conseguiram evitar a fuga de todos — afirma Prochnow.
Os dois recapturados foram transferidos ainda na madrugada para a Penitenciária Estadual de Santa Maria. Todos cometeram falta gravíssima e vão responder a procedimento administrativo disciplinar que será encaminhado à Vara de Execuções Criminais. Eles eram do regime semiaberto, mas como não tinham emprego, ficavam o dia todo no presídio. Agora, devem perder o benefício e regredir para o regime fechado.
Os dois que conseguiram fugir estão na situação de foragidos e são procurados pela Brigada Militar e Polícia Civil. O presídio regional não registrava fuga há pelo menos dois anos. A cela danificada foi isolada para reforma.