O ataque na região central de Criciúma, Santa Catarina, que ocorreu no início da madrugada desta terça-feira (1º), está repercutindo na imprensa internacional. Grandes veículos, como os jornais The New York Times, BBC e CNN já noticiaram o caso, que provocou momentos de pânico aos moradores da cidade.
"Ladrões armados atacam cidade brasileira, diz polícia" é reportagem do The New York Times que relata o crime, citando entrevistas de testemunhas concedidas à Rádio Gaúcha, à GloboNews e ao jornal O Globo.
Já a rede BBC publicou pequeno texto sobre o ocorrido, com breve explicação sobre os assaltos e feridos. A matéria apresenta um mapa para melhor localização da cidade.
Homens fortemente armados tomaram conta das ruas da cidade. Tiros foram ouvidos por mais de uma hora pelos moradores, e os relatos são de que os criminosos assaltaram bancos na área central e fizeram reféns.
O ataque aconteceu na Tesouraria Regional do Banco do Brasil de Criciúma, no centro da cidade, onde foram empregados pelo menos 30 quilos de explosivos.
Nesta manhã, a polícia trabalhava na desativação dos artefatos encontrados pela região. Segundo as autoridades, embora não tenham sido localizadas armas até o momento, pelas imagens captadas durante a ação é possível ver que o grupo utilizava armamentos de grosso calibre, como fuzis 556 e 762. Uma série de vídeos mostrando a ação na cidade foram divulgados nas redes sociais.