A Polícia Civil de Restinga Seca concluiu o inquérito sobre o furto de pelo menos 60 televisores e quase uma tonelada de bobinas de cobre de um depósito na localidade de Recanto Maestro, no interior do município. Conforme a delegada Elizabete Shimomura, responsável pela investigação, três homens serão indiciados por furto qualificado e associação criminosa.
Os três indiciados estão presos. Um deles, de 27 anos, foi preso preventivamente nesta quinta-feira (5) em São Leopoldo, na Região Metropolitana. Conforme apurado nas investigações, tudo indica que ele foi o autor intelectual do crime, já que era funcionário do depósito e havia sido demitido alguns dias antes.
Os outros dois criminosos, de 23 e 34 anos, já estavam recolhidos no Presídio de Santa Cruz do Sul por outros crimes. Na casa prisional eles receberam o mandado de prisão referente a este caso.
Ainda na manhã desta quarta foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão no bairro Arroio Manteiga, em São Leopoldo, em conjunto entre a Delegacia de Restinga e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), na tentativa de encontrar parte dos materiais furtados. Porém, nada foi localizado. O grupo também é investigado pelo DEIC por outros roubos a depósitos e de veículos na Região Metropolitana.
RELEMBRE
O depósito foi invadido na madrugada do dia 2 de agosto. Câmeras de segurança flagraram parte da ação dos criminosos. Pelo menos cinco homens aparecem nas imagens. Eles chegaram em dois veículos usados como batedores e em um caminhão, que foi serviu para carregar a carga furtada.
Durante cerca de 30 minutos, eles carregaram 54 televisores de 32 polegadas e seis de 60 polegadas. Além disso, também levaram bobinas de cobre que totalizaram cerca de uma tonelada do material. O prejuízo estimado é de R$ 100 mil. Ainda de acordo com a polícia, havia um caseiro no local, mas ele só acordou após a fuga dos criminosos.
O depósito é de uma empresa de Estância Velha, que se instalou no local para fazer o trabalho de instalações elétricas e eletrônicas nas Termas Romanas, um empreendimento turístico de águas termais que está sendo construído no Recanto Maestro. A empresa foi contratada para instalar televisores, condicionadores de ar e sistema de videomonitoramento.
Dias após o crime uma mulher havia sido presa em flagrante por receptação, já que ela estava com um dos televisores furtados e uma bobina de 41 quilos de cobre. O caminhão usado no furto também foi apreendido em Lages, Santa Catarina.