Uma quadrilha que estava realizando uma série de roubos em apenas dois bairros de Canoas teve sete integrantes presos na manhã desta quinta-feira (1º), durante operação policial na Região Metropolitana e no Vale do Sinos. Cerca de 60 agentes cumpriram 15 ordens judiciais, sendo oito de prisão, no município e em Porto Alegre, Alvorada e Novo Hamburgo.
Conforme a polícia, o grupo realizou, em um período de sete meses, mais de 60 roubos a estabelecimentos comerciais, a pedestres e de veículos nos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças. O resultado da investigação — iniciada em fevereiro deste ano — foi a operação realizada pela delegada Miriam Thomé, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Canoas.
— O nome que a operação policial é Furem Capere, já que a expressão do latim significa em português “capturar ladrões”. Investigamos uma série de crimes de roubo. Notamos que muitos ataques a pedestres foram também para roubar os celulares das vítimas — diz Miriam.
A polícia informa que a quadrilha, em muitos casos, agiu com violência ao agredir algumas das vítimas ou fazendo ameaças. Alguns crimes, em um supermercado e em uma unidade de uma rede de lojas, por exemplo, foram gravados por câmeras de segurança, o que possibilitou a identificação de parte do grupo.
Como foram cumpridos oito mandados de prisão, um ladrão é considerado foragido e, por isso, a investigação continua. Devido a esse fato, os nomes dos presos não estão sendo divulgados.