Com distanciamento, uso de máscaras e transmissão online da cerimônia para os familiares, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul formou nesta quinta-feira (1º) mais 257 agentes. Os novos escrivães e inspetores também foram nomeados na mesma data. O evento ocorreu nesta tarde no auditório do Palácio da Polícia, em Porto Alegre.
Os novos agentes, entre eles 126 inspetores e 131 escrivães, começaram os cursos em março deste ano. Governador em exercício (Eduardo Leite está em viagem para fora do Estado), Ranolfo Vieira Júnior concedeu entrevista ao programa "Gaúcha Hoje" da Gaúcha Serra, onde adiantou que os novos agentes seriam nomeados nesta quinta-feira — o que se concretizou com a publicação da nomeação no Diário Oficial do Estado.
— Amanhã (sexta-feira) já deverão tomar posse. Em 15 de outubro teremos 90 servidores do IGP (Instituto-Geral de Perícias) se formando e, neste momento, temos 879 soldados da Brigada Militar em formação, e 80 soldados do Corpo de Bombeiros que se formarão no final de novembro e começam a trabalhar em dezembro — disse.
Na formatura, Ranolfo foi o paraninfo dos novos policiais. Em seu discurso, recordou sua trajetória como delegado de polícia e falou sobre a importância de os policiais civis se doarem para a sociedade. A Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, falou sobre os desafios da formação. Em função da pandemia, as aulas teóricas na sede da Academia de Polícia (Acadepol) chegaram a ser realizadas à distância e só puderam ser retomadas após a adoção de protocolos.
— Sinto-me orgulhosa de ver homens e mulheres preparados e abnegados para, a partir de hoje, fazerem parte da nova família, a família da Polícia Civil — disse.
Os novos agentes
Do total de 257 agentes, 150 são homens e 107 são mulheres. Desses, 195 são do Rio Grande do Sul. Os demais são de outros Estados: Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Sergipe, Alagoas, Paraíba, além do Distrito Federal.
Formatura solidária
Na segunda-feira (28), parte das agentes participou de uma formatura solidária. Treze mulheres cortaram e doaram seus cabelos para projeto da ONG Cabelaço. As mechas serão usadas para confecção de perucas para crianças e adolescente em tratamento contra o câncer.