O vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior, assume o Palácio Piratini ao meio-dia desta quinta-feira (1º) - o governador Eduardo Leite cumpre agenda fora do Estado – e promete nomear 258 novos inspetores e escrivães da Polícia Civil. Ranolfo concedeu entrevista ao programa "Gaúcha Hoje" da Gaúcha Serra nesta quinta-feira. Ele afirmou que, além dos novos profissionais da Civil, está prevista a formação de 879 novos soldados da Brigada Militar para novembro.
— Meu primeiro ato como governador em exercício será a nomeação de 258 novos inspetores e escrivães. Amanhã (sexta-feira) já deverão tomar posse. Em 15 de outubro teremos 90 servidores do IGP (Instituto-Geral de Perícias) se formando e, neste momento, temos 879 soldados da Brigada Militar em formação, e 80 soldados do Corpo de Bombeiros que se formarão no final de novembro e começam a trabalhar em dezembro – afirmou Ranolfo, sem detalhar número de efetivo que será destinado à serra gaúcha.
Nesta quinta, o governo do Estado forma 258 agentes da Civil em cerimônia no Palácio da Polícia, em Porto Alegre.
Conforme o secretário e vice-governador, haverá o ingresso de 3.177 novos servidores em 2021. Estes, segundo ele, serão chamados em duas vezes nos meses de março e novembro.
— Estamos desenhando a estratégia, mas vamos continuar com o que já se iniciou no ano passado quando formamos policiais para que nenhum município tenha menos de cinco policiais militares — afirmou.
Durante a entrevista, Ranolfo destacou a redução dos principais indicadores de criminalidade como homicídios, latrocínios, roubo a veículos e um dos crimes que mais preocupou a população, o de ataques a bancos.
— 2019 foi o melhor ano da última década nos indicadores de criminalidade. Em 2020 não só mantemos como aumentamos as reduções. Embora não estejamos satisfeitos com os números atuais, temos os melhores indicadores da década, que apontam que estamos caminhando no rumo adequado — disse.