Agentes da Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público (MP) cumpriram, na manhã desta quinta-feira (1º), 50 ordens judiciais em oito cidades do norte do Estado contra uma organização criminosa da região. Além do tráfico de drogas, o grupo é investigado por homicídios e roubos em geral.
A operação, que já contabiliza 23 presos, ocorre em Seberi, Frederico Westphalen, Erval Seco, Vicente Dutra, Irai, Rodeio Bonito e Cristal do Sul. Ao todo, 12 foram presos de forma preventiva, cinco foram prisões temporárias, outras seis em flagrante por posse de drogas e armas.
Segundo informações repassadas pelas autoridades de segurança, foram apreendidos mais de R$ 48 mil, quase sete quilos de entorpecentes, armas e munição, entre outros materiais como balanças e embalagens para cocaína, crack e maconha. O MP, por exemplo, destacou a importância do trabalho em conjunto entre as instituições no esforço em combater a criminalidade.
— O objetivo nesse momento, além de desarticular a organização e fazer cessar a atividade criminosa com as prisões realizadas, é também com as apreensões reforçar as provas que possam auxiliar a atuação tanto da polícia quanto do Ministério Público na futura responsabilização dos integrantes — explicou o promotor de Seberi, Marcelo Fischer.
A operação conjunta recebeu o nome de Sectários e teve como objetivo básico o combate aos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Os presos integram uma facção criminosa que age em todo o Rio Grande do Sul. Os delitos cometidos no norte gaúcho tinham ligação com detentos, que davam ordens de dentro das cadeias.