Um homem, de 32 anos, foi preso pela morte de Nair Teresinha Boessio Pigatto, 81 anos, em Santa Maria. A idosa foi encontrada morta dentro do apartamento onde vivia, na Avenida Rio Branco, no centro da cidade, na manhã da última segunda-feira (12) — o crime, no entanto, ocorreu no final da noite de domingo (11).
Em depoimento à polícia, o homem — que não teve o nome divulgado — confessou o assassinato.
Conforme a delegada Alessandra Padula, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), responsável pela investigação, o criminoso entrou em um imóvel que estava desocupado e depois, escalando grades, invadiu o apartamento da idosa.
Após entrar no local, o homem agrediu a mulher com socos. Ele a teria sufocado com as mãos para que ela parasse de gritar. Foi neste momento que, segundo ele, a idosa desmaiou.
Em seguida, o criminoso amordaçou Nair e deixou-a amarrada. Ele fugiu do local com uma televisão de 24 polegadas, roupas de cama e de banho e chocolates. Os materiais, segundo o preso, foram trocados por 15 pedras de crack.
Câmeras de seguranças flagraram o homem saindo do condomínio. Como estava de máscara e capuz, foi difícil de fazer a identificação. Então, os policiais usaram as roupas que ele usava como pista. Em troca de informações com delegacias de outras cidades, descobriu-se que ele era conhecido por crimes em Caçapava do Sul.
A prisão, que é temporária, válida por 30 dias, foi feita no chamado Beco da Tela, que fica na Vila Schirmer, no bairro João Goulart. O homem tem diversos antecedentes criminais, por roubo, furto e tráfico de drogas, e foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria.