A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou nesta terça-feira (13) os indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul e informou que houve queda em três crimes contra a vida. Os feminicídios, que preocuparam bastante durante o início da pandemia, tiveram redução pelo quinto mês consecutivo. Em relação a homicídios e latrocínios, houve diminuição entre janeiro e setembro. Mas os casos de matar para roubar aumentaram no Estado em setembro e também tiveram aumento em Porto Alegre nos primeiros nove meses do ano em comparação ao período semelhante de 2019.
Os feminicídios, que tiveram elevação do número de casos em março e abril deste ano, apresentaram redução em setembro, se comparado com o mesmo mês do ano passado, e queda consecutiva desde maio. No mês passado, o Estado registrou seis mulheres vítimas e, no mesmo mês de 2019, houve sete casos, uma redução de 14%.
No acumulado do ano, os assassinatos de mulheres em razão do gênero caíram cerca de 10%, já que foram 63 casos desde janeiro deste ano, contra 70 nos primeiros nove meses de 2019. Para o governo gaúcho, o principal motivo para essa diminuição tem sido o reforço nas campanhas de conscientização e canais de denúncia.
Os outros indicadores envolvendo violência contra a mulher também tiveram redução em setembro: ameaças caíram 13%, lesões corporais, 10%, estupros, 1,6% e tentativas de feminicídio, 0,8%.
Para denunciar casos de violência contra a mulher, use o Disque 100 ou contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça, inclusive online, pelo site do Ministério Público.
Roubo de veículos
Em setembro de 2020, ocorreram 496 roubos de veículos no Rio Grande do Sul, redução de quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019, quando houve 824 casos.
Homicídios e latrocínios
Em relação aos homicídios, houve em todo o Estado queda de 18,3% em setembro, quando houve o registro de 126 casos contra 103 no mesmo período de 2019. Também tem redução no acumulado do ano. Na soma de vítimas entre janeiro e setembro, o total caiu 7,2%, de 1.380 no ano passado para 1.281 neste ano.
Já nos latrocínios, a diminuição é de 10% neste ano na comparação com o período de janeiro a setembro do ano passado. Os roubos com mortes diminuíram de 57 para 51. No entanto, se tiver como base o comparativo entre os meses de setembro de 2020 e 2019, neste ano houve um caso a mais. No mês passado, cinco pessoas morreram após assalto no Estado e, em setembro de 2019, foram quatro mortes.
Porto Alegre
Os latrocínios tiveram aumento no período de janeiro a setembro deste ano em Porto Alegre em relação ao mesmo período do ano passado. Foram nove casos em 2019 e sete neste ano. Mas a SSP destaca que, apesar do índice estar mais alto no acumulado do ano, não houve esse tipo de crime na cidade em setembro. Além disso, os homicídios diminuíram na Capital nos primeiros meses do ano. Passaram de 242 para 206. O roubo de veículos na cidade foi outro índice que caiu, de 3,7 mil para 2,7 mil.