Desde o início deste mês, os policiais militares do Rio Grande do Sul estão permitidos a utilizar toucas durante o trabalho. Para enfrentar o frio, os agentes deixarão de lado a tradicional boina e o boné branco e passarão a utilizar um touca preta com o brasão da Brigada Militar. Um cachecol, da mesma cor, fará parte do fardamento dos agentes da segurança pública gaúcha.
— A touca atende muito bem as expectativas de todo o efetivo. Acredito que o comando teve a sensibilidade de adequar e padronizar o nosso fardamento — comentou o soldado Mateus Brandão, há 11 anos atuando como policial.
Segundo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, o cachecol já era liberado para uso. No entanto, está sendo feita uma readequação do fardamento da corporação.
O diretor do Departamento de Logística e Patrimônio da BM, o tenente-coronel César Adriano Patrício, informa que nos próximos dias será aberto um processo de licitação para a compra das peças.
— São itens que vão auxiliar na atuação do policial militar na rua, principalmente no turno da noite e madrugada, quando as temperaturas estão mais baixas — avalia.
Para atender todo o efetivo do Rio Grande do Sul, o tenente-coronel calcula que cerca de 18 mil peças de cada item serão necessárias. Segundo ele, alguns agentes já se anteciparam e confeccionaram toucas de maneira particular. Caso não seja possível a entrega ao mesmo tempo para todo Estado, a previsão é que os batalhões de Porto Alegre e Região Metropolitana sejam contemplados inicialmente.