Agentes da 1ª Delegacia Regional Metropolitana (DRM) da Polícia Civil prenderam nesta terça-feira (26) um dos líderes de facção que extorquia comerciantes no Centro Histórico, em Porto Alegre. O suspeito foi detido no bairro Mario Quintana, zona norte da cidade. Em setembro do ano passado, a investigação da 17ª Delegacia da Capital descobriu que comerciantes eram obrigados a pagar "pedágio" para os criminosos e deflagrou uma operação com 250 agentes.
Segundo o diretor da 1ª DRM, delegado Juliano Ferreira, o líder do grupo tem 25 anos e não está tendo o nome divulgado devido à Lei de Abuso de Autoridade. Devido a um mandado de prisão da operação deflagrada em 2019, o suspeito se encontrava na condição de foragido por extorsão, tráfico e associação ao tráfico de drogas.
Na época, ele não havia sido localizado, já que 18 pessoas eram investigadas pelo próprio Ferreira. Ele comandava a 17ª Delegacia da Capital. Ao todo, oito integrantes da facção haviam sido presos e o outro líder do esquema criminoso estava detido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Mesmo assim, coordenava a cobrança de "pedágio".
Os comerciantes da região que não pagassem valores exigidos sofriam ameaças de incêndio aos estabelecimentos ou de agressões. Os suspeitos exigiam até R$ 500 por mês e um comerciante, que não aceitou a extorsão, teve uma loja incendiada no ano passado.