A primeira formatura de policiais militares após o início da pandemia de coronavírus no Estado está marcada para esta sexta-feira (29). Ao todo, 41 agentes estarão prontos para iniciarem as atividades na próxima segunda-feira (1º). Eles atuarão vinculados ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), divididos entre diversos batalhões de Porto Alegre.
Os novos soldados começaram o curso de formação em agosto de 2019. Entre janeiro e março deste ano, realizaram estágio operacional e supervisionado, atuando junto a agentes do CPC e do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral.
A solenidade será realizada de forma inédita pela Brigada Militar (BM). Para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus, os formandos serão divididos em grupos de 10, acompanhados dos padrinhos, e terão de usar máscaras. Haverá controle de temperatura dos presentes.
A cerimônia será realizada no ginásio da Escola de Educação Física da BM (EsEF), na Avenida Aparício Borges, 2.001, na Capital.
Futuros soldados
Em 21 de maio, novas turmas de formação foram iniciadas no Rio Grande do Sul. Ao todo, 860 alunos foram divididos em sete cidades, onde irão permanecer até a conclusão das 1.650 horas previstas no curso. A expectativa é que o grupo esteja apto a atuar nas ruas até o final de 2020.