A Polícia Civil realizou operação, na manhã desta quarta-feira (27), para prender traficantes de Viamão que estariam envolvidos em assassinatos no município. Seis suspeitos, que eram os alvos da investigação, foram presos durante cumprimento de ordens judiciais na Região Metropolitana.
A eles, são atribuídos seis homicídios e uma tentativa de homicídio, inclusive de uma vítima que teria sido atacada por engano.
A chamada Operação "Castigo" foi coordenada pelo delegado Guilherme Calderipe, titular da Delegacia de Homicídios de Viamão. Segundo ele, 85 policiais cumpriram 14 mandados, sendo seis de prisão e o restante de buscas no município e no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre.
— Estes traficantes agiam de forma violenta, e dois dos crimes apurados por nós eles gravaram vídeo e espancaram um adolescente de 15 anos, que morreu no hospital dois meses depois das agressões ocorridas no final do ano passado, e um jovem de 19 anos, que sobreviveu — explica Calderipe.
A investigação comprovou que as imagens gravadas eram para divulgar entre moradores da região onde os traficantes vendem drogas e tinham como objetivo, segundo consta no inquérito, evitar que ladrões atuassem no entorno de pontos de venda de entorpecentes para não atrair a atenção da polícia.
O diretor da 1ª Delegacia Regional Metropolitana, delegado Juliano Ferreira, destaca que são seis homicídios e uma tentativa apurados desde o final do ano passado. Todos os fatos tiveram o envolvimento dos seis presos na operação realizada nesta quarta-feira.
A vítima que sobreviveu, um jovem de 19 anos, não tem antecedentes criminais e a polícia entende que ele teria sido espancado e torturado por engano. Imagens dele foram repassadas pelos traficantes para toda a região.
Os nomes da vítima e dos presos não estão sendo divulgados por questões de segurança e porque a investigação continua.