A Polícia Civil apreendeu uma tonelada e meia de maconha na tarde desta segunda-feira (6) durante uma ação em Porto Alegre e Nova Santa Rita, na Região Metropolitana. Cerca de R$ 550 mil também foram encontrados. Os números podem aumentar, já que as quantias ainda são contabilizadas pelas equipes. Quatro pessoas foram presas.
Para o diretor de Investigações do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), delegado Carlos Wendt, essa é a maior apreensão da droga neste ano na Capital.
Conforme a polícia, um homem vinha sendo investigado há cerca de 45 dias, suspeito de tráfico de drogas. Nesta tarde, ele teria entregue cerca de 45 quilos do entorpecente a um homem dentro de um carro no bairro Cascata. O motorista, que teria comprado a carga, foi abordado e preso. Um casal que estava em outro veículo e estaria vigiando a ação também foi detido. O investigado deixou o local e foi preso pouco depois em uma rua próxima.
Conforme apurado pela polícia, a droga vinha de uma residência que servia de depósito em Nova Santa Rita. Equipes se deslocaram até o local, onde encontraram a maior parte da maconha e do dinheiro.
Na ação, seis carros, todos novos, também foram apreendidos: uma Mercedes-Benz Sprinter, um Fiat Idea, um Chevrolet Cruze, um Audi, um Chevrolet Cobalt e um Gol.
Agora, a investigação irá apurar outros participantes que tenham envolvimento no esquema e de onde vinha a droga.
— Pela estrutura que tinham, estimamos que o grupo atuava nesse esquema há bastante tempo. Tinham toda uma logística para entrega, venda, depósito — afirma Wendt.
A ação foi desencadeada pela 4ª Delegacia do Denarc, comandada pelo delegado Fernando Siqueira.