Uma briga generalizada entre 152 detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, foi apartada pela Brigada Militar na noite deste sábado (4). Dois grupos se desentenderam dentro uma das galerias, por volta das 23h45min, e geraram dano ao patrimônio, provocando a soltura de pedras e madeiras no local. Segundo Major Fabiano Dorneles, diretor da PEJ, a situação durou cerca de 15 minutos:
— Não há como precisar a motivação da briga, porque são detentos com origens muito diferentes. O pessoal está sem visita desde o dia 23 de março devido ao coronavírus, é algo novo, com todo mundo meio sem saber como vai ser.
Não foram registrados mortos e nem feridos. Apenas um detento precisou ser encaminhado para atendimento com uma marca na testa, mas em uma lesão que não foi provocada pela briga em si, de acordo com Dorneles.
Na manhã deste domingo, após o isolamento dos dois grupos em pátios diferentes, os brigadianos realizaram a limpeza e reconduziram a maioria deles para a mesma galeria. Dos 152 presos, 37 não ficaram confortáveis para retornarem e foram realocados para outras celas.