Um suposto golpe foi registrado na Polícia Civil de São Sebastião do Caí na tarde desta quinta-feira (2). Conforme a prefeitura de Harmonia, no Vale do Caí, uma pessoa estaria se passando por “juíz federal” e exigindo compras de itens e dados de contas bancárias de taxistas e motoristas de aplicativo na cidade.
Em nota, a prefeitura relata que pela manhã uma pessoa ligou se identificando como sendo da Justiça Federal e que faria uma suposta vistoria em linhas de transporte escolar. Em seguida, solicitou contatos de motoristas de táxis e aplicativos. Por ser informação pública, a prefeitura repassou os dados.
Segundo a assessoria, um taxista entrou em contato relatando que um “juiz federal” havia ligado por indicação da administração municipal. A pessoa solicitou itens como água e lanche para equipe que realizaria a vistoria. O suposto golpista pediu o número da conta bancária e a senha do motorista, alegando que seria para reembolsá-lo.
Além disso, ele teria pedido que os itens fossem entregues no Fórum de Harmonia. Entretanto, a cidade não possui um, já que pertence à Comarca de São Sebastião do Caí.
O delegado Marcos Pepe acrescenta que o suposto golpista teria dito ao taxista que precisaria dos serviços e oferecido alta quantia. O caso foi registrado como estelionato e Pepe conta que é o primeiro deste tipo na região.
— Vamos apurar para chegar até o autor do golpe. Ele tem se passado por juiz federal e inclusive utiliza foto de um magistrado do Rio de Janeiro — relata o delegado.
Alerta
O secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto de Harmonia, Fabiano de Campos Silva, relata que não houve prejuízo já que o golpe não foi concretizado.
— Alertamos as pessoas para que nunca informem senhas ou outras informações de segurança por telefone, site ou para terceiros. E, sempre que algum desconhecido ligar dizendo ser em nome da prefeitura, desligue e nos contate diretamente — alerta o secretário.