A Polícia Civil divulgou na manhã desta sexta-feira (29) a apreensão de cinco pés de maconha, cultivados em vasos, na Casa do Estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), no Centro de Porto Alegre. Um universitário foi conduzido para depor e será investigado por suspeita de tráfico de drogas.
O delegado Thiago Bennemann, da 1ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), cumpriu um mandado de busca e apreensão no local na noite de quinta-feira (28), após denúncia de que a planta era cultivada em um dos dormitórios da Casa do Estudante. O universitário, que não teve o nome divulgado, é de Roraima e cursa Engenharia de Controle e Automação. Um inquérito foi instaurado para apurar se ele plantava maconha para revender.
No local, foram apreendidos dinheiro e uma porção da droga já prensada e embalada. A UFRGS, que informou não permitir este tipo de prática, colaborou e auxiliou na investigação, inclusive encaminhando seguranças para acompanhar o mandado judicial de busca e apreensão. Segundo Bennemann, a ação contou com a participação da Coordenadoria de Segurança da universidade.
Nota de esclarecimento:
"A UFRGS afirma que desconhecia o fato, que trata-se de um caso isolado e que a operação policial contou com a participação e colaboração de sua Coordenadoria de Segurança. A UFRGS enfatiza ainda que está tomando as devidas e severas providências para que o caso seja prontamente esclarecido, pois repudia e coíbe esse comportamento em suas dependências".