A Polícia Civil divulgou na manhã desta quinta (28) uma ação realizada em Viamão, na Região Metropolitana, no final da noite de quarta-feira (27), em que cinco pessoas foram presas em flagrante durante investigação sobre um laboratório de drogas no município. Cerca de 13 quilos de entorpecentes foram apreendidos.
A titular da 2ª Delegacia do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), delegada Carolina Jacobs, afirma que recebeu denúncia sobre o funcionamento do laboratório no bairro São Lucas. Após apuração, agentes obtiveram mandado judicial de busca e realizaram a ofensiva no local.
O laboratório funcionava dentro de uma residência, e os cinco traficantes — que não tiveram os nomes divulgados — estavam manipulando os entorpecentes no momento da prisão. Foram apreendidos nove quilos de maconha, pouco mais de dois quilos de crack e 1,6 quilo de cocaína, além de material para preparar, separar e embalar as drogas.
Em outra ação do Denarc em Viamão, também na quarta-feira, foram apreendidos mais 19,8 quilos de maconha. A droga estava em um depósito no bairro Jardim Krahe que seria usado por uma facção criminosa que tem base na zona leste de Porto Alegre, mas que atua em todo o Estado.
O delegado Alencar Carraro, titular da 3ª Delegacia do Denarc, diz que um inquérito foi instaurado para apurar quem é o responsável pelos entorpecentes e para saber quem seriam os receptadores. Também foram apreendidos documentos de suspeitos e diversas anotações.
O Denarc informa que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800-518-518.