Em ação conjunta realizada na manhã desta quarta-feira (30) no bairro Partenon, em Porto Alegre, a Brigada Militar e a Polícia Civil prenderam três suspeitos de integrar uma quadrilha que assaltava ônibus na zona leste da cidade. Em um mês de investigação, oito roubos foram atribuídos ao grupo.
O titular da Delegacia de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo (DRTC), delegado Daniel Mendelski, diz que os três investigados foram presos de forma preventiva, sendo que um deles ainda foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Outros dois suspeitos já haviam sido detidos nos últimos dias pelo 19º Batalhão da BM, que também participou das prisões nesta quarta.
Mendelski ressalta que os criminosos atacavam vítimas basicamente na Avenida Ipiranga, nas proximidades da PUC, e na Avenida Bento Gonçalves, na mesma região. Os roubos, conforme imagens de câmeras de segurança e depoimentos de vítimas, ocorriam mediante uso de arma ou faca.
Os nomes dos presos não foram divulgados até o momento pela DRTC. A investigação continua.
Desde o início do ano, 66 suspeitos de assaltos a coletivos foram presos. Os roubos ao transporte coletivo em Porto Alegre diminuíram em quase 40% de janeiro a setembro em relação ao mesmo período de 2018 — fazendo com que 2019 seja o ano com o menor índice deste tipo de crime na Capital nos últimos 15 anos.