A Brigada Militar conseguiu recapturar os três detentos do regime semiaberto que fugiram do Instituto Penal de Passo Fundo, no norte do RS, na noite de terça-feira (15). O trio escapou após romper uma janela basculante do alojamento e pular o muro da casa prisional.
Logo após a fuga, um dos detidos, identificado como Vilmar Muscopf, foi recapturado, por volta de 19h50min. O homem foi encontrado perto do presídio, na Rua Araxá. Ele alegou que estava com dificuldade de andar devido a uma queda durante a fuga e, por isso, recebeu atendimento médico antes de ser encaminhado à Polícia Civil.
A BM seguiu com as buscas e encontrou o segundo fugitivo por volta de 23h50min, na Vila Donária. Gerio de Casto Corrêa havia tentado escapar por telhados de casas e foi encontrado escondido nos fundos de uma residência. Como também havia se machucado durante a fuga, foi encaminhado para atendimento médico.
O terceiro preso foi encontrado já durante a madrugada desta quarta-feira (16), por volta de 1h45min, durante patrulhamento na RS-153. Os policiais militares abordaram um homem que estava caminhando na rodovia e constataram que se tratava de Gilberto dos Santos de Oliveira, um dos fugitivos.
Os três foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo para registro da ocorrência e posterior retorno ao sistema prisional. Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o trio seria transferido para o Presídio Estadual de Lagoa Vermelha na noite de terça, e a fuga ocorreu no momento em que os apenados aguardavam a escolta para serem transferidos.