Na tarde desta terça-feira, a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Erechim, no norte do Estado, prendeu um homem suspeito de aplicar golpes em compra e venda de carros e imóveis. Ao todo, segundo a investigação, 60 pessoas foram lesadas e pelo menos R$ 1 milhão foi subtraído pelo suspeito. O nome e a idade do detido não foram divulgados pela Polícia Civil.
O mandado de prisão preventiva contra o suspeito foi expedido há uma semana. Nesta terça, ele se apresentou à polícia acompanhado de dois advogados. Durante o interrogatório, o homem permaneceu em silêncio, de acordo com o delegado titular da 1ª DP de Erechim, Rodrigo de Souza Leal Dreyer.
O esquema
Utilizando-se de uma empresa em nome de sua esposa, o suspeito de estelionato comprava carros e imóveis a preços acima dos valores de mercado mas só pagava o valor da entrada, inadimplindo os restantes dos pagamentos. Logo depois, revendia os bens com preços abaixo do padrão, embolsando a diferença e não pagando os proprietários originais.
— Nosso inquérito já registrou mais de 60 ocorrências e todos os dias apareciam novas. Ele comprava carros prometendo pagar acima dos valores da Fipe, por exemplo, e dava somente uma entrada, dizendo que pagaria parcelas para completar as transações. No entanto, ele não pagava mais. Inicialmente, parecia que era um simples caso de inadimplência, mas o volume expressivo de ocorrências indicou o crime – explica o delegado.
Além disso, o suspeito mantinha um escritório de assessoria jurídica irregular, segundo a Polícia Civil, na qual exercia ilegalmente a função de advogado.
Contraponto
A defesa do preso foi procurada pela reportagem em mais de uma oportunidade. No entanto, até a publicação desta reportagem, não houve resposta.