A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado informou que começou na manhã desta quinta-feira (3) a instalação das 10 primeiras câmeras de monitoramento. Os municípios contemplados foram Harmonia, no Vale do Caí, e Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. Segundo o governo, a entrada em operação do equipamento ainda depende de ajustes nos próximos dias entre técnicos da empresa responsável e da secretaria.
Sapucaia do Sul terá oito câmeras e Harmonia, duas. Cada um dos municípios terá também uma sala de videomonitoramento geral. Conforme anúncio feito no mês passado pelo Executivo, estes locais não terão até o momento cercamento eletrônico — que difere do videomonitoramento simples por captar imagens de placas de veículos e emitir alertas automáticos em caso de situação de furto ou roubo.
As 525 câmeras serão distribuídas em 151 pontos de videomonitoramento e 187 de cercamento eletrônico. Apesar de o prazo final para instalação ser julho de 2020, o governo acredita que até fevereiro tudo esteja concluído.
O objetivo do projeto é combater crimes de uma forma geral, mas principalmente o furto e roubo de veículos. A previsão é de que 36 municípios sejam contemplados com videomonitoramento e cercamento eletrônico. O investimento total é de R$ 18,7 milhões. De acordo com o cronograma, Novo Hamburgo e São Leopoldo são as cidades que mais terão pontos destinados para cercamento. Já Santa Maria e Bento Gonçalves são as que mais terão câmeras para o videomonitoramento.