Dos 10 anos em que trabalha como segurança, um homem de 30 anos, que não quis se identificar, não se lembra de outra ocorrência em que precisou resgatar um bebê. Sem saber, o vigia do bairro Jardim Europa, em Porto Alegre, estava exatamente onde deveria estar por volta das 20h30min desta sexta-feira (13): atrás de um carro roubado de onde criminosos descartaram, em plena calçada, uma criança de oito meses.
Em seu plantão, o segurança seguia a ronda por algumas ruas do bairro da Zona Norte. Quando trafegava com o carro da empresa Safe Security pela Rua Dario de Bittencourt, viu um Hyundai i30 preto parar bruscamente na pista.
Do carro, um homem que estava na carona desceu do veículo, abriu a porta traseira, pegou uma cadeirinha de criança e colocou na calçada. O criminoso embarcou novamente no carro, que seguiu o trajeto.
— Na hora, não acreditei. Mas, infelizmente, me veio na cabeça que podia ser um carro roubado, que estavam dispensando a criança.
Foi nos dois filhos — meninos, assim como o bebê da calçada — que o vigia pensou ao assistir à cena.
— Na hora, eu me preocupei só em pegar o bebê, ele era o principal. Então nem pensei em seguir o carro. Não tinha como. Ele estava chorando, acho que de frio. Coloquei ele no carro, aí parou (de chorar).
Ainda no local da ação, o segurança entrou em contato com um morador que é pai de um policial e reside na rua ao lado, a poucos metros dali. Vigia e inspetor da Polícia Civil se encontraram e foram até o 11º Batalhão de Polícia Militar, onde estavam a mãe e o pai do bebê, vítimas do roubo.
— Eles me agradeceram. Estavam muito emocionados. Só sei que ganhei a noite — conta.
O assalto
A criança de oito meses havia sido levada por criminosos após o roubo de um veículo na noite desta sexta-feira. O assalto aconteceu na Avenida Doutor João Simplício Alves de Carvalho, Vila Ipiranga, por volta das 20h30min. Minutos após o crime, o bebê foi abandonado pelos criminosos e encontrado pelo vigia de um prédio a menos de um quilômetro de distância, na Rua Dario de Bittencourt.