A partir desta quarta-feira (28), a Polícia Civil lança uma nova estratégia para combater dois crimes que assolam o dia a dia do cidadão: o furto e o roubo de veículos em Porto Alegre.
Com a criação da Delegacia de Polícia de Controle Técnico e de Fiscalização, que possibilitará maior agilidade em perícias em veículos recuperados, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV) vai reunir todos casos ocorridos na Capital.
Ou seja, será a delegacia especializada do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) que vai investigar furtos e roubos de carros ocorridos em todas as regiões da cidade, uma medida que vai qualificar o trabalho de identificação de quadrilhas. Para o cidadão, o registro de ocorrência não muda: pode ser feito em qualquer órgão policial. Depois, a ocorrência será encaminhada à DRV. A mudança está na devolução dos carros recuperados, que será feita diretamente no Deic.
Para o diretor do departamento, delegado Sander Cajal, a medida traz avanços para a investigação.
— Vai facilitar porque estaremos concentrando informações. Hoje em dia, há dificuldade com os casos espalhados em delegacias distritais, é mais moroso o processo de troca de informações. Com essa concentração, será possível qualificar o trabalho — explica.
A transformação do setor de controle técnico e fiscalização em delegacia permitirá que em torno de 90% das perícias necessárias sejam feitas com rapidez, evitando assim que os proprietários de veículos esperem por meses pela realização de análises do Instituto-Geral de Perícias.
— Vão ficar recolhidos apenas os carros que precisem de uma perícia mais aprofundada. Os demais vamos conseguir liberar rapidamente. A medida também visa a desafogar os distritos da Capital que estão abarrotados de inquéritos, possibilitando o direcionamento na repressão de outros crimes graves — disse Cajal.