A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de fraudar documentos e assinaturas de delegados e, assim, conseguir retirar veículos do depósito do Detran em Porto Alegre. Leonardo Alves, 25 anos, foi localizado na casa de parentes em Alvorada, na Região Metropolitana.
A prisão aconteceu na segunda-feira (12) e foi divulgada nesta terça (13). Um homem apontado como comparsa de Alves é considerado foragido — ele não teve o nome divulgado.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), Adriano Nonnenmacher de Souza, a dupla apresentou os chamados "autos de restituição" adulterados. Com o documento falsificado, os homens conseguiram retirar dois caminhões e um Sportage de três depósitos na Capital.
Os proprietários dos estabelecimentos são considerados vítimas de estelionato. Como eram apresentados documentos falsos da Polícia Civil, não era preciso pagar pela retirada.
— Constatamos a audácia em falsificar inclusive assinaturas de delegados, que se tornaram vítimas, assim como os proprietários dos estabelecimentos — afirmou o delegado, que informou ainda que a dupla já estava em tratativas para retirada de outros veículos em municípios do interior do Estado.
Há cerca de três meses, uma ação localizou a base das falsificações em uma casa de Viamão, também na Região Metropolitana. Nas buscas, foram encontrados carimbos, contratos falsificados e anotações.
Conforme o delegado, um dos caminhões levados foi apreendido pela Receita Federal no Paraná por transporte de cigarros contrabandeados. A Sportage foi vendida e recuperada. O segundo caminhão ainda não foi encontrado e está em restrição judicial.