A granada encontrada na manhã desta terça-feira (20) na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, é de um modelo usado no final da 2ª Guerra Mundial, segundo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que removeu o explosivo. O artefato foi encontrado por funcionários da prefeitura que realizavam um serviço de patrola na Rua Sérgio de Almeida Brandão.
Segundo o comandante do Bope, tenente-coronel Douglas da Rosa Soares, embora antiga, a granada era carregada com TNT e ainda possuía poder de explosão. No entanto, não tinha mais a espoleta, o que ajudou a evitar uma explosão de maneira acidental.
O artefato foi removido do local por um robô e colocado em um recipiente seguro. Depois, foi levado até uma pedreira, onde foi feita a detonação.
O local onde a granada foi encontrada precisou ficar isolado por cerca de duas horas para o serviço dos policiais. Conforme o subcomandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, major Alexsandro Goi, quem estava em casas no perímetro de 300 metros ficou impedido de circular.
A origem da granada é desconhecida.