Seis pessoas foram detidas na manhã desta sexta-feira (21), durante a Operação Mãos nas Obras, da Polícia Civil. Entre eles, segundo o delegado Eduardo Limberger do Amaral, estavam quatro pessoas da mesma família: a mãe, o pai e dois filho. Além deles, outros dois homens foram capturados em pontos de venda de entorpecentes no bairro Tom Jobim, em Gravataí.
Além dos mandados de busca, foram cumpridas ordens de prisão preventiva contra o pai e os dois filhos, que estavam armados com uma pistola e um revólver calibre 38. A mãe já tinha condenação por tráfico de drogas.
Segundo o delegado, os dois filhos também são suspeitos de um assassinato e de uma tentativa de homicídio, em 5 de julho deste ano.
A vítima foi identificada como Lucas Peres Ramos, atingido no rosto com um escopeta calibre 12. O sobrevivente também foi ferido na cabeça e está hospitalizado.
A polícia acredita que uma das armas apreendidas com os irmãos durante a ofensiva — uma pistola .380 — foi a utilizada para atingir o jovem ferido. Já a escopeta calibre 12 não foi localizada, mas foram apreendidas munições do mesmo calibre.
— Provavelmente a arma foi descartada — afirma o delegado.
A operação
A ação envolveu cerca de 50 policiais. Além disso, PMs e guardas municipais, além de cachorros farejadores, participaram da operação.
Ao todo, foram apreendidos com os seis presos quatro armas, 550 pedras de crack, 50 buchas de cocaína, 77 trouxas de maconha, um pé de maconha em um balde, R$4.475,25 em dinheiro e 96 munições de calibres diversos.
O delegado afirma que o inquérito será finalizado até semana que vem.